Ipanguaçu: Governo do Estado anuncia retomada das obras de recuperação do açude Pataxó


Imagem: Reprodução
A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu na tarde de sexta-feira (1º) uma grande representação do município de Ipanguaçu, composta pelo prefeito Valderedo Bertoldo, vereadores e movimentos sociais.
Na ocasião, o secretário Fernando Mineiro, da pasta de Gestão de Projetos e Articulação Institucional, apresentou um relatório de todas as ações do Governo para destravar a obra de recuperação da parede do açude de Pataxó e anunciou a retomada das obras até o final deste ano.
O reservatório de Pataxó, que tem capacidade de acumulação de 15 milhões de m³ de água, hoje está com quase 70% de capacidade.
Fica no município de Ipanguaçu foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS) em 1953.
O projeto de recuperação do açude foi elaborado em 2014, passou por muitos entraves ambientais e sociais e estava paralisada, revela texto produzido pela assessoria de comunicação do Governo do Estado.
O projeto é financiado por meio de convênio com Banco Mundial, que solicitou uma readequação do projeto com o acompanhamento de um grupo de técnicos de segurança de barragens.
Os vereadores expressaram preocupação quanto à barragem de São Miguel II, privada, localizada no município de Fernando Pedroza, com capacidade de 8,5 milhões de metros cúbicos, e que apresentava sérios danos no seu barramento.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Carlos Nobre, esclareceu que esta barragem foi fiscalizada e notificada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN (Igarn) e está em processo de recuperação pelo proprietário.
A governadora destacou ainda o comprometimento de toda a equipe técnica e das secretarias envolvidas para dar celeridade ao andamento do processo, visto que a recuperação da barragem representa a segurança da população não só de Ipanguaçu, como também dos municípios vizinhos.
 
 
 Publicidaade
Armarinho Macau,lojas 1 e 2 tudo em um só lugar, artigos de cama mesa e banho, confecções em geral, bolsas, calçados, eletro eletrônico e muito mais, rua professor Coimbra em frente ao mercado público de Macau, empresa do grupo Elísio Filho e Jane Maria

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto


Nenhum comentário