RN vive guerra urbana com 235 homicídios em 64 dias de 2013

 
 
Reportagem de Rafael Barbosa hoje na Tribuna mostra a Guerra Urbana que vive o RN, são números estarrecedores para um estado como o nosso. Segue: O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou 235 homicídios no Rio Grande do Norte do dia 1º de janeiro deste ano até ontem, o que representa 24,50% do total registrado em todo o ano de 2012 (959). Foram 102 ocorrências em janeiro, 118 em fevereiro e mais 15 nos quatro primeiros dias de março. A média é de 3,7 homicídios por dia, o que representa um aumento de 41,76% em relação à média registrada em 2012 – 2,61.
Os registros são disponibilizados diariamente no site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), e foram contabilizados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Segundo os dados do Itep/RN, somente nos dias 9 e 29 de janeiro não ocorreram assassinatos. A maioria das vítimas é homem, com idade variando entre 20 e 30 anos de idade. E os homicídios, em sua maioria, são provocados por disparos de arma de fogo.
A crescente taxa de mortalidade provocada por mortes violentas, especificamente assassinatos, vem sendo evidenciada através dos registros numéricos no decorrer dos anos. Entre 2000 e 2010, o aumento no número de casos foi de 157%, quando o crescimento populacional chegou a apenas 14%.
Informações oficiais da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte também confirmaram o crescimento no número de homicídios em Natal e região metropolitana entre 1º de janeiro e 26 de novembro 2011 e o mesmo período do ano passado. O aumento foi de 17,9% na capital e 13,8% na Grande Natal. A Subcoordenadoria também divulgou os números de Mossoró e na Região Oeste neste mesmo período. Os dados vão de encontro aos constatados na capital potiguar, tendo diminuição de 39,7%.
A Sesed foi procurada pela TN, que buscava informações acerca de projetos desenvolvidos pelo Estado que visem o combate ao aumento de assassinatos no Rio Grande do Norte, mas não obteve êxito. A assessoria de imprensa da pasta informou que o titular, Aldair da Rocha, viajou para fazer um treinamento relativo aos procedimentos a serem adotados durante a Copa do Mundo de 2014. O assessor disse que somente o secretário poderia repassar detalhes sobre os programas do Governo.
A Sesed planeja criar uma Divisão Especializada na Investigação de Homicídios, mas as tentativas não saíram do papel. Aldair chegou a anunciar, na semana passada, que ela será aberta ainda este ano. 


REDECON CASA SOUZA, 30 ANOS COMVOCê

VERÃO,SOL E CALOR, SÓ NA PRAIA
aproveite as ofertas de ventiladores  MALLORY 30CM.
avista. 69,90 ou em 10 x de 8,90
na REDECON CASA SOUZA, rua Priceza Izabel 121, centro Macau  



Assaltantes libertam reféns e se entregam à polícia

Dupla suspeita de assalto saiu acompanhada de policiais e advogados.
Após três horas de negociações, os dois assaltantes que mantinham quatro pessoas como reféns, em um depósito de carvão, na cidade de Parnamirim, liberaram as vítimas e se entregaram a polícia, por volta das 13h desta quarta-feira (6). Familiares dos acusados e advogados participaram diretamente do processo de rendição, atendendo pedido dos próprios assaltantes, como forma de garantia da segurança deles.
O proprietário do depósito invadido pelos bandidos, Roberto Cavalcate, revelou a identidade das quatro vítimas. Trata-se de Edmilson, o filho dele Enilson, Francinaldo e Ezequiel. Após a liberação dos reféns e rendição dos suspeitos, os dois assaltantes foram conduzidos para a 1º Delegacia da Polícia Civil em Parnamirim.
Os dois suspeitos de assalto, que ainda não tiveram os nomes divugaldos, chegaram ao depósito de carvão, em Monte Castelo, por volta das 10h, após entrarem com confronto com policiais militares nas imediações do Posto Chianca. Eles estavam em um veículo Vectra, de cor preta, que havia sido roubado de um professor do IFRN, na manhã desta quarta-feira.

Vítimas sendo liberadas pelos suspeitos. Um dos homens ficou escondido em compartimento do depósito durante ação. 
Além dos dois suspeitos, um terceiro assaltante teria participado da ocorrência. O professor foi abordado no bairro de Morro Branco, em Natal, e levado pelos criminosos até o final do prolongamento da avenida Prudente de Morais, já em Parnamirim. Lá, eles liberaram o proprietário do carro e seguiram no veículo. No entanto, a polícia foi acionada e se deparou com o suspeitos já em Monte Castelo.
Houve uma troca de tiros, os bandidos abondonaram o veículo e saíram correndo. Dois deles entraram no depósito e fizeram os reféns. O terceiro conseguiu fugir e ainda não foi localizado. Participaram das negociações policiais da inteligência da Polícia Militar, do BOPE, Batalhão de Choque e do 3º Batalhão. Os dois suspeitos estavam armados com dois revólveres calibre 38.

Portal bo
 

Nenhum comentário