A governadora Rosalba Ciarlini vetou 13 emendas coletivas ao projeto de Orçamento Geral do Estado para este ano, aprovadas pelos deputados estaduais, incluindo aquelas que ampliavam os recursos do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado. Os vetos atingem também a previsão de recursos para a Vice-governadoria, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte e a própria Assembleia Legislativa. No total, as emendas vetadas envolvem recursos em torno de R$ 70 milhões.
A justificativa da governadora para os vetos é geral. O decreto foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, na segunda-feira passada [dia em que o DOE não circula]. No texto, a governadora justifica os vetos afirmando que os projetos aprovados pela Assembleia Legislativa “padecem de inconstitucionalidade e contrariedades ao interesse público que obstam a respectiva conversão legal”. Também é dito que as emendas parlamentares não estavam compatíveis com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentarias.
Esclarecendo: no entendimento do Governo, os remanejamentos propostos pelos deputados no OGE/2013 causam problemas financeiros e carecem de base legal. 
Por Francisco Gomes

Nenhum comentário