(Gilson Teixa/OIMP/D.A.Press)Horário de verão começou neste domingo; veja o que muda pra você

Na madrugada de sábado pro domingo, às 0h, começou o horário de verão nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. E embora o Rio Grande do Norte esteja fora, a rotina da maioria dos potiguares deve mudar com a antecipação em uma hora no atendimento bancário, no horário de chegada e partida dos voos aéreos e na grade de programação televisiva. O novo horário fica em vigor até 17 de fevereiro.

O atendimento nas agências bancárias passa das 10h às 16h, para abertura às 9h até às 15h. Toda a programação da TV começará uma hora mais cedo. E quem for esperar um amigo ou familiar no Aeroporto Augusto Severo, ou em outro aeroporto do Norte e Nordeste, não precisa se antecipar: o horário impresso no ticket já leva em consideração o fuso de cada Estado.

Neste caso dos voos, quem sai de um estado sem horário de verão para outro com a mudança, antecipa o relógio em uma hora quando chegar ao seu destino. Por exemplo: você sai do Natal ao Rio de Janeiro. Assim que chegar lá, atrasa uma hora do seu relógio e curte mais uma hora do dia. Quem vem do Rio de Janeiro para Natal, chega aqui e adianta uma hora do relógio.

Atenção
O horário de verão segue o horário de Brasília. Portanto, qualquer atividade o serviço prestados no Rio Grande do Norte e vinculados a órgãos federativos e instituições de âmbito nacional, a exemplo de algumas provas de concurso público, serão antecipadas em uma hora. Um exemplo prático é a prova do 8º Exame de Ordem Unificado da OAB, agendada para este domingo. O horário da prova seguirá o horário de Brasília e começa às 13h, sendo concluída às 18h.
Economia
Com o horário de verão, o governo federal espera reduzir em 4,5% o consumo de energia no horário de ponta, que vai das 18h às 21h. Esse valor equivale ao dobro da energia gasta na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução geral é de 0,5%, que representa economia de 280 milhões de reais em todo o país, superior aos R$ 130 milhões do ano passado.
História
O horário de verão foi idealizado por Benjamin Franklin, em 1784, nos EUA. No entanto, o governo americano não gostou da idéia. O primeiro país a adotar foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Em 1985, depois de 18 anos sem sua instituição, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.
Curiosidade
Atualmente tramitam três propostas que pretendem extinguir por vez o horário especial em todo o país. O mais recente é de 2009 e tem autoria do deputado Mário de Oliveira (PSC-MG).


O Grande Jornal
87. O mais completo noticioso da cidade, de segunda a sábado de 7.30  as 9.00 da manhãn, na 87 FM. Bôas Novas, apresentação Jota Lourenço

Quadrilha invade prédio da Funasa, rende vigilantes e arromba caixa eletrônico

Crime foi registrado no início da manhã deste domingo, por volta das 5h.

Cinco homens invadiram um prédio da Funasa, localizada na avenida Alexandrino de Alencar, renderam vigilantes e arrombaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil. O crime foi registrado por volta das 5h deste domingo (21). Os bandidos chegaram a unidade em uma Pajero, de cor preta, e um Fiat Adventure, de cor vermelha.
Primeiro, eles renderam o vigilante que estava na parte externa e, depois, dominaram outros três que estavam no interior do prédio. Os criminosos estavam armados com revólveres e pistolas. Após colocar os vigilantes em uma sala, a quadrilha teve tempo para arrombar o caixa eletrônico. Eles passaram aproximadamente uma hora no local.
Durante a ação, um dos assaltantes chegou a vestir a farda do vigilante e foi para a frente do prédio, para evitar algum tipo de desconfiança de quem passasse na área. De acordo com as vítimas, em nenhum momento os bandidos foram violentos.
O bando conseguiu arrombar o caixa eletrônico, mas ainda não se sabe quanto foi levado pelos criminosos, tendo em vista que a polícia irá esperar o Banco do Brasil estipular quanto havia dentro da máquina. Peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia estiveram na Funasa e realizaram os primeiros procedimentos investigativos.
 

REDECON CASA SOUZA, 30 ANOS COM VOCÊ
                    Rua Princesa Izabel /centro, Macau Fone 3521 1388

agora com novidade no horário de atendimento de 7.00 as 19,00hs de segunda a sábado

Nenhum comentário